Meu negócio é ou está ruim?

O cenário econômico externo e interno apresenta grandes desafios. O crescimento interno tem se mostrado abaixo do necessário para um desenvolvimento sustentável com controle da inflação, hoje o mercado espera outro aumento da taxa de juros básica. Este ano em razão das eleições podemos esperar turbulências políticas e que certamente influenciarão nossos negócios.

O consumo já não cresce como antes e o que precisamos para manter o “círculo virtuoso”, este governo não mais tem margem de manobra para impulsos econômicos.

 

Em tempos de dificuldade econômica e política como as que estamos enfrentando nestes tempos, muitas empresas e setores enfrentam problemas e a resposta a esta pergunta pode parecer mais fácil de responder.

Nossa experiência demonstra que a percepção de muitos dirigentes não é tão simples assim.

No geral os dirigentes de empresas de pequeno e médio porte, a reposta mais simples é dizer que a atividade exercida é ruim, sempre que escuto este tipo de resposta, até mesmo porque a resposta vem de imediato, eu faço outra pergunta. O negócio é ruim ou ele não gera ou recursos suficientes para suprir seus desejos e necessidades?

Em geral também, estas respostas estão baseadas no resultado de caixa que o dirigente tem, se sobrou dinheiro no final do dia ou do mês é sinal que o negócio está bom.

Se perguntarmos qual a necessidade financeira da empresa e pessoal, começaremos a identificar os primeiros e fundamentais problemas que é a falta de planejamento pessoal e da empresa.

Quando não sabemos, quanto a empresa precisa faturar a cada dia e no mês e qual a necessidade de recursos que o dirigente necessita para fazer frente as despesas pessoais, certamente os riscos de uma gestão fora de controle são significativas.

Posso dizer que o negócio começa errado, pois se escolho uma atividade que não supre as despesas da empresa ou do dirigente, fatalmente haverá dificuldades a serem tratadas e muito provavelmente o negócio ou o dirigente irá ter problemas financeiros e o que normalmente ocorre é gerar problemas graves para os dois.